Postura da Itália contra Rússia surpreendeu, diz Lavrov
Chanceler russo ainda falou sobre governo Berlusconi
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta quarta-feira (18) que os russos se surpreenderam com a posição da Itália desde o início da guerra na Ucrânia.
"Foi uma surpresa para nós ver a Itália se tornar um dos líderes na frente anti-Rússia. Eu gosto dos italianos, são muito parecidos com os russos, e os russos gostam do modo de vida dos italianos. Não consigo vê-los como pessoas que constroem muros e barreiras. O comportamento de combate foi imposto pela Europa", disse respondendo uma pergunta da ANSA.
Durante a resposta, Lavrov ainda lembrou do período em que Silvio Berlusconi era premiê italiano e disse que ele "deu uma contribuição para construir relações entre Rússia e Otan".
Atualmente, o partido de Berlusconi, o Força Itália (FI), faz parte da coalizão do governo - ao lado do Irmãos da Itália (FdI) e Liga - e o político fez declarações que causaram constrangimento ao Executivo ao dizer que "se reaproximou" de Vladimir Putin.
Apesar de ter assumido o cargo apenas no fim de outubro, com mais de oito meses de guerra, a premiê Giorgia Meloni manteve a postura de seu antecessor, Mario Draghi, de apoio total à Ucrânia e defesa de sanções contra os russos. .