Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Presidente do México aguarda prazo final de tarifas dos EUA com "cabeça fria"

31 jan 2025 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, aguardará com a cabeça fria uma decisão dos Estados Unidos, disse ela na sexta-feira, antes do prazo de sábado estabelecido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para impor tarifas de 25% sobre as importações canadenses e mexicanas.

"Sempre defenderemos a dignidade de nosso povo, o respeito à nossa soberania e um diálogo de igual para igual, sem subordinação", afirmou ela. "Vamos esperar, como sempre disse, com a cabeça fria, ao tomar decisões. Estamos preparados e mantemos esse diálogo."

México e Estados Unidos são alguns dos principais parceiros comerciais um do outro. As economias têm se entrelaçado cada vez mais desde o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) no início da década de 1990 e seu sucessor, o Acordo EUA-México-Canadá, que Trump negociou durante seu último mandato.

No entanto, Trump disse que imporia tarifas punitivas até 1º de fevereiro devido a exigências de que Canadá e México tomem medidas mais fortes para barrar o fluxo de imigrantes ilegais e o opioide mortal fentanil e seus precursores químicos para os EUA.

O governo mexicano se opôs à proposta, afirmando que ela terá um impacto negativo sobre o México e os Estados Unidos, tornando muitos produtos mais caros para as famílias norte-americanas, incluindo carne, frutas e legumes, carros, eletrodomésticos e equipamentos médicos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade