Presidente do Parlamento da Hungria aprova adesão da Suécia à Otan
O presidente do Parlamento húngaro, Sandor Lezsak, assinou neste sábado a ratificação da adesão da Suécia à Otan e encaminhou a legislação ao gabinete do presidente para promulgação, segundo registros de votação no site do Parlamento.
Os parlamentares aprovaram a adesão da Suécia à Otan em 26 de fevereiro, eliminando o último obstáculo antes do passo histórico do país nórdico, cuja neutralidade durou duas guerras mundiais e a Guerra Fria.
O voto húngaro encerrou meses de atrasos para concluir a mudança na política de segurança da Suécia e seguiu-se a uma visita do primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, durante a qual os dois países assinaram um acordo de armas.
O governo do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, enfrentou pressão dos aliados da Otan para entrar na linha e selar a adesão da Suécia à aliança. O presidente da Hungria tem agora até cinco dias para promulgar a legislação.
Estocolmo abandonou sua política de não alinhamento para obter maior segurança dentro da Organização do Tratado do Atlântico Norte após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.