Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Presidente do Uruguai critica 'imobilismo' do Mercosul

Lacalle Pou, contudo, reconheceu que o bloco é mais forte unido

4 jul 2023 - 13h24
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, criticou nesta terça-feira (4) o "imobilismo" do Mercosul, mas reconheceu que o país fica mais forte dentro do bloco.

Em seu discurso na cúpula do Mercosul em Puerto Iguazú, Argentina, Lacalle Pou disse que muitos presidentes uruguaios já defendiam a flexibilização do bloco e que ele continuará insistindo nesse tema.

"Sei que tive muito pouco eco, mas não tem outra opção que não seja continuar dizendo o que sente nosso povo, que é a flexibilização, a modernização, abrir-se ao mundo", declarou o mandatário.

"Também tenho que dizer, porque não somos tontos, que é muito melhor juntos. Se vamos com Brasil, Argentina, Paraguai, vamos muito mais fortes e em melhores condições para negociar. O imobilismo é o que nos preocupa", ressaltou.

Sobre as tratativas para um acordo comercial entre Uruguai e China, ideia que incomoda Brasil e Argentina, Lacalle Pou destacou que deseja que o Mercosul avance unido, mas que Montevidéu buscará outros caminhos se não for possível negociar no âmbito do bloco.

"Se não pudermos fazer dessa maneira, vamos fazer lateralmente. O Uruguai luta para conseguir mercados", disse.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade