Presidente sul-coreano recebe delegação oficial do Norte
Representantes de Pyongyang chegaram nesta sexta ao país
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, acolheu o chefe da delegação oficial norte-coreana, Kim Yong-nam, e deu um aperto de mão bastante simbólico ao receber o mais alto representante do país vizinho desde o fim da guerra.
O encontro ocorreu na cidade de Yongpyeong, próxima à sede das Olimpíadas, e que também recebe o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, bem como o premier japonês, Shinzo Abe.
A comitiva de 22 pessoas, que inclui a irmã do ditador Kim Jong-um, Kim Yo-jong, chegou a bordo de um jato particular. O grupo se dirigiu até a cidade de Pyeongchang, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, onde acompanhará a abertura do evento.
Além disso, eles ficarão no país até o domingo (11), na maior e mais importante visita de alto nível na Coreia do Sul. A irmã do líder do regime, por exemplo, é a primeira da dinastia a pisar em solo sul-coreano desde 1948.
Segundo fontes sul-coreanas, Seul ainda não desistiu de proporcionar uma reunião entre Pence e a delegação de Pyongyang, mesmo com a negativa de Washington de que esse encontro aconteceria.
A reaproximação entre as Coreias ocorreu por conta dos Jogos Olímpicos. No discurso de Ano Novo, Kim Jong-un, informou que gostaria de ver seus atletas na competição, bem como desejou "sucesso" aos sul-coreanos na organização do evento.
Desde então, trabalhou-se para que os norte-coreanos participassem do evento. No campo esportivo, serão 22 representantes que disputarão as provas juntamente a Seul. Além deles e da comitiva oficial de líderes políticos, cerca de 300 outros norte-coreanos participarão do evento - como líderes de torcida e artistas.