Problema no trem de pouso foi possível causa de acidente de avião na Coreia do Sul, diz agência
Explosão de aeronave deixou 179 mortos e duas pessoas foram resgatadas com vida
Um problema no trem de pouso foi a possível causa prímária que resultou na explosão de uma aeronave Boeing 737-800 da Jeju Air, na Coreia do Sul, neste domingo, 29. As informações são da agência de notícias Yonhap.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O avião decolou de Bangkok, na Tailândia, e tinha como destino Muan, no sul da Coreia do Sul. Ao todo, 181 pessoas estavam a bordo no momento do acidente. Ao todo, 179 mortes foram confirmadas, e duas pessoas foram resgatadas com vida.
De acordo com a Yonhap, a explosão aconteceu devido a uma falha no trem de pouso, provavelmente causada por uma colisão com pássaros.
Uma emissora de TV local exibiu um vídeo que mostra o momento em que o avião tenta pousar sem o trem de pouso baixado, e ultrapassa a extensão da pista, batendo com um muro em alta velocidade. O impacto provocou uma explosão.
A manobra de pousar “de barriga”, com o trem de pouso recolhido, é considerada um procedimento de emergência, mas acontece eventualmente na aviação comercial. Não é comum que esse tipo de manobra acabe em mortes.
Os analistas ouvidos pela agência sul-coreana afirmam que o fato de a aeronave estar em alta velocidade no trecho final da pista chama a atenção. Eles também dizem que o piloto do Boeing havia feito outra tentativa de pouso em Muan, sem sucesso, e arremeteu. O incidente ocorreu na segunda tentativa.
O avião de modelo Boeing 737-800 é amplamente utilizado na aviação comercial em todo o mundo, e é considerado extremamente seguro.
O presidente em exercício da Coreia do Sul, Choi Sung-mok, ordenou que todos os esforços sejam concentrados no resgate das vítimas, em meio à crise política do país. Um porta-voz da Jeju Air disse que a companhia aérea ainda estava verificando o ocorrido.