Produção de Parmigiano Reggiano bate recorde na Itália em 2020
Além das 160 mil toneladas produzidas, vendas também aumentaram
A produção do queijo Parmigiano Reggiano na Itália bateu recorde em 2020 e cresceu 4,9% na comparação com o ano anterior, informou o consórcio italiano que representa os produtores nesta quinta-feira (25).
"As 3,94 milhões de formas, cerca de 160 mil toneladas, produzidas em 2020 representam o número mais alto na história do Parmigiano Reggiano", destacou o presidente do Consórcio, Nicola Bertinelli.
Trata-se de um volume de negócios equivalente a 2,35 bilhões de euros, com uma alta nas vendas internas de 7,9%, sendo que o mercado nacional representa 56% do mercado, e de 10,7% no comércio com o exterior.
Entre os países que mais compraram o queijo com denominação de origem protegida (DOP), estão os Estados Unidos (20%), a França (19%), a Alemanha (18%), o Reino Unido (13%) e o Canadá (5%).
"A escolha dos consumidores em todos os mercados, obrigados a renunciar à comida fora de casa por muitos meses, indicou a sua preferência de maneira clara. Nos preparamos para enfrentar um 2021 difícil, mas o Parmigiano Reggiano pode se tornar uma marca global e estamos trabalhando nessa perspectiva", ressaltou Bertinelli.
O líder do Consórcio ainda pontuou que "mesmo com as dificuldades ligadas à pandemia" de Covid-19 o Parmigiano Reggiano foi o produto DOP "com maior valor do mundo" no ano passado. .