Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Produtores de vinho italianos defendem acordo Mercosul-UE

Associação teme ameaças de protecionismo de Donald Trump

4 dez 2024 - 14h26
(atualizado às 14h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A União Italiana de Vinhos (UIV) anunciou nesta quarta-feira (4) seu apoio ao acordo econômico entre Mercosul e União Europeia, diante de ameaças protecionistas por parte do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

    Segundo o presidente da UIV, Lamberto Frescobaldi, "60% das exportações italianas se concentram em cinco mercados, sendo os EUA responsáveis por quase um quarto disso".

    "Não podemos nos fechar também a mercados como o Brasil e a América Latina, que, por raízes culturais, poderiam ampliar os nossos horizontes comerciais", afirmou Frescobaldi durante encontro do conselho nacional das associações do setor.

    De acordo com estudo do Observatório UIV, a Itália seria o país europeu mais prejudicado caso se cumpra a ameaça americana de sobretaxar produtos da UE, o que pode forçar o bloco a apostar em outros mercados, como o do Mercosul.

    O acordo comercial, no entanto, enfrenta resistência do setor agropecuário europeu, que teme a concorrência de produtos mais competitivos do bloco sul-americano. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade