Projeto em 3D pode ajudar reconstrução da Notre-Dame
Em 2015, especialistas gravaram milimetricamente a igreja
A esperança de reconstruir a Catedral de Notre-Dame foi o sentimento mais presente em toda a França nesta semana. Mas uma acuradíssima cópia virtual em 3D da igreja deverá facilitar o trabalho e as obras. A cópia foi feita em 2015, graças a um scanner a laser que mapeou e gravou milimetricamente toda a estrutura da Norte-Dame, localizada em Paris.
O conteúdo está salvo em um arquivo digital e, na época, foi usado por historiadores em arquitetura gótica de grandes catedrais que produziram uma reportagem para o canal National Geographic.
A gravação das imagens internas da Notre-Dame foi conduzida pelo especialista Andrew Tallon, do Vassar College, dos Estados Unidos. O trabalho também revelou segredos envolvendo a construção da igreja, processo que ocorreu entre os anos 1163 e 1345.
Na última segunda-feira (15), um incêndio destruiu parcialmente a Catedral de Notre-Dame, que é um dos pontos turísticos mais visitados da França e da Europa. O fogo provocou o desabamento da torre mais alta, conhecida como "flecha", e de parte do teto da catedral. De acordo com o ministro da Cultura da França, Franck Riester, há três pontos principais de fragilidade na estrutura da Notre-Dame, como a fachada da parte superior e duas estátuas de anjos que deverão passar por trabalhos especializados de restauração.
Vaticano
O presidente da França, Emmanuel Macron, convidou o papa Francisco a visitar Paris, durante a conversa telefônica com o líder católico na última terça-feira (16).
A informação foi confirmada pelo próprio mandatário, em um discurso a 300 homens do Corpo de Bombeiros que foram recebidos hoje (18) no Palácio do Eliseu para receber uma homenagem pela atuação no combate ao incêndio na Notre-Dame.