Putin e Beyoncé estão entre os 100 mais influentes do mundo
Quatro latino-americanos estão na edição 2014 do famoso ranking da revista Time, que foi divulgado hoje; não há brasileiros na lista
A revista americana Time divulgou nesta quinta-feira, a edição 2014 da famosa lista das 100 pessoas mais influentes do mundo. A capa desta edição traz a cantora, atriz e empresária americana, Beyoncé, colocada entre os “Titãs 2014”.
Como de costume, a revista convidou nomes influentes de diversas áreas e lugares do mundo para escrever um perfil dos escolhidos pelos editores. Entre os destaques deste ano há latino-americanos: o argentino Papa Francisco, a presidente chilena Michele Bachellet, o presidente do Uruguai José Mujica e o presidente venezuelano Nicolás Maduro.
São destaques também na lista deste ano (com nomes americanos dominando em todas as áreas), o diretor mexicano Alfonso Cuarón — vencedor do Oscar deste ano de Melhor Diretor pelo filme Gravidade, a ex-secretária de Estado americano Hillary Clinton, a premiê alemã Angela Merkel, o ex-técnico da CIA e da NSA Edward Snowden, o jogador português de futebol Cristiano Ronaldo e o presidente russo, Vladimir Putin.
Pioneiros
Edward Snowden foi considerado um dos maiores pioneiros de 2014 pela revista, que afirma: “Edward Snowden (...) diz ser um gênio do computador, mas ele optou por fazer o que é certo e não o que iria o enriquecer, fazendo o que é certo e não o que é lícito. Mostrando um sentido de grande responsabilidade, ele expôs um sistema global de vigilância, cujas dimensões pura são insondáveis”.
Outros nomes como de Jason Collins, jogador de basquete da NBA, e primeiro a revelar sua homossexualidade no esporte estão na lista dos chamados “Pioneiros”. Sobre Collins, a revista diz que sua “bondade e ferocidade derivam da palavra muitas vezes cogitada e muito raramente sendo verdade: integridade”.
O presidente do Uruguai, José Mujica, entra nesta lista, sendo considerado pioneiro pela “revolução da legalização da maconha”, que “significou um grande passo para a resolução do crime do tráfico de drogas” no país. A revista cita Mujica como um dos “presidentes mais pobres e de vida modesta do mundo”.
Também entraram alguns nomes menos conhecidas, porém importantes, como a Irmã Rosemary Nyirumbe, de Gulu, Uganda, quem criou um orfanato para meninas e mulheres vítimas de guerra, a quem provê segurança e ajuda (a maioria delas sofreu abusos sexuais e violência).
Artistas
A “provocadora pop” americana Miley Cirus entrou para a lista dos 100 mais influentes deste ano. Segundo a revista, o seu álbum “Wrecking Ball” é grandioso e trouxe uma mudança drástica da cantora que poderia ter sido “abandonada como Hannah Montana”, caso não fizesse “alguma coisa”.
A revista também traz o artista africano, Binyavanga Wainaina, escritor e memorialista gay, que lutou contra o preconceito em seu país. Em dezembro de 2012, o escritor perdeu um amigo – também homossexual. Assim, sentiu que tinha a obrigação de declarar que era gay e desmitificar a homossexualidade no Quênia.
Ao lado de Cyrus e Wainaina estão também a atriz Amy Adams, o autor de best-sellers e ídolo adolescente, John Green, o diretor Steve McQueen (bastante premiado pelo longa-metragem “12 anos de escravidão”) e o ator de Hollywood Mattew McConaughey.
Líderes
Líderes políticos são maioria nesta lista, mas um grande destaque foi para Mary Barra, a CEO da General Motors – apontada como “alguém de calibre e experiência”. O premiê dos EUA, John Kerry, também foi bastante elogiado. “Diplomacia está no sangue de John Kerry. Como o filho de um oficial de serviço americano, cresceu entendendo que o destino da América está entrelaçado com o do resto do mundo”, escreveu Hillary Clinton sobre o líder americano.
Entre os presidentes presentes na lista, está o russo Vladimir Putin – perfilado pela ex-secretária de Estado americano, Madeleine Albright. “Através de suas ações ilegais na Ucrânia, Putin lembrou-nos que líderes de grandes países são mais perigosos quando eles criam seus próprios fatos”, disse.
O presidente iraniano Hassan Rouhani é apontado como um “político que estendeu a mão para o Ocidente”, destacado especialmente por ter suspendido atividades nucleares como um gesto de boa vontade até que as negociações com os Estados Unidos fossem concluídas.
Entre os líderes de maior influência no mundo também está a chilena Michelle Bachelet, que no início deste ano tornou-se presidente do Chile pela segunda vez. “Líder corajosa e empenhada - e um campeã de longa data dos direitos das mulheres”, e o venezuelano Nicólas Maduro, “o homem que detém o futuro da Venezuela”; além do americano Barack Obama, a premiê da Alemanha, Angela Merkel, e o candidato e possivelmente próximo Primeiro-Ministro da Índia, Narenda Modi.
Ícones
Papa Francisco é destaque, com perfil escrito pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “É raro um líder que nos faz querer sermos pessoas melhores. Papa Francisco é um destes”. Obama também destaca o religioso como sendo importante na transmissão da mensagem de inclusão, especialmente dos pobres, marginalizados e excluídos.
A adolescente paquistanesa Malala Yousafzai também foi considerada uma das pessoas mais influentes do mundo. “Em face da opressão e da injustiça amarga, ela exige educação e oportunidade. Diante da violência das mãos de covardes, ela se recusa a recuar. Malala é uma prova de que as mulheres em todos os lugares não serão intimidados ao silêncio. Vamos fazer ouvir nossas vozes”.
Entre outros nomes, o de Cristiano Ronaldo aparece em destaque – com texto escrito pelo brasileiro Pelé – como sendo um dos atletas mais influentes no esporte hoje. Pelé compara Cristiano Ronaldo com outro jogador importante de Portugal, Eusébio, por sua “elegância e criatividade”.
Titãs
Beyoncé é “a chefe”, segundo a revista americana. Entre a lista dos “Titãs”, a cantora e empresária teve destaque por insistir na luta feminina pela independência. “Eu não sou mandona, eu sou a chefe”, diz Beyoncé – influenciando milhares de mulheres no mundo.
Outros nomes classificados como influentes nesta lista são a tenista americana, Serena Willians, e a ex-secretária de Estado americano, Hillary Clinton, possível candidata à presidência dos EUA, a quem a revista diz ser “um símbolo de força para as mulheres em todo o mundo”.
Confira a lista completa dos 100 influentes, por categoria e os responsáveis pelos perfis:
Titãs
Beyoncé – cantora e artista americana - por Sheryl Sandberg
Pony Ma – empresário chinês no ramo de tecnologia - por Arianna Huffington
Janet Yellen – economista americana e presidente da FED (Federal Reserve Board) - por Christine Lagarde
Tony Fadell – designer líbano-americano, investidor e vice-presidente da Divisão Ipod, da Apple - por Yves Béhar
Sheika al-Mayassa bint Hamad bin Khalifa al-Thani – empresária de Catar do ramo cultural, fundadora do Instituto Doha - por Takashi Murakami
Pharrell Williams – cantor, compositor, rapper, produtor, baterista e estilista norte-americano - por Justin Timberlake
Evan Spiegel and Bobby Murphy – estudantes da Universidade de Standford, criaram aplicativo “Snapchat” - por Jack Dorsey
Jeff Bezos – empresário e CEO do site Amazon.com - por Peter Thiel
Aliko Dangote – empresário nigeriano, a pessoa mais rica da África - por Bill Gates
Serena Williams – tenista americana - por Dwyane Wade
Ertharin Cousin – Diretora Executiva do Programa Mundial de Alimentos - por Rahm Emanuel
David Koch and Charles Koch – presidente e vice-presidente de indústria americana - por Karl Rove
Hillary Clinton – ex-secretária de Estado dos Estados Unidos - por Malala Yousafzai
Pioneiros
Jason Collins – jogador americano de basquete - por Chelsea Clinton
Natalie Massenet – americana fundadora e Presidente Executiva da Net-a-Porter - por Jenna Lyons
Mary Jo White – Presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos - por Preet Bharara
Tom Steyer – empresário filantropo e ambientalista americano - por Al Gore
Jack Ma – empresário chinês da área tecnológica - por Michael Schuman
Richard Sherman – jogador de futebol americano - por Sean Gregory
Alfonso Cuarón - roteirista, produtor e cineasta do México - por J.J. Abrams
Megan Ellison – Produtora de cinema americana e fundadora da Annapurna Pictures - por Jessica Chastain
Robert Lanza – médico e cientista americano - por Alice Park
Megyn Kelly – jornalista âncora do Canal Fox News - por Brit Hume
Arvind Kejriwal – político indiano - por Rajdeep Sardesai
Irmã Rosemary Nyirumbe – religiosa voluntária de Uganda, África - por Forest Whitaker
John Kovac – astrônomo e físico americano da Universidade de Harvard - por Brian Greene
Travis Kalanick – empresário americano - por Neil Patrick Harris
Jenji Kohan – escritora, produtora e diretora da TV americana - por Shonda Rhimes
Lydia Ko – golfista da Nova Zelândia - por Annika Sorenstam
Anat Admati – professora de Economia e Finanças na Universidade de Standford - por Rana Foroohar
Obadah al-Kaddri – ativista político e jornalista sírio - por Lara Setrakian
David Sinclair – geneticista e biólogo australiano - por David Agus
Kathryn Sullivan – geóloga e astronauta norte-americana - por John Glenn
José Mujica – presidente do Uruguai - por Meghan McCain
Edward Snowden – o ex-técnico da CIA e da NSA - por Daniel Domscheit-Berg
Major General Herbert Raymond McMaster – soldado do Exército americano - por Dave Barno
Imam Omar Kobine Layama, Arcebispo Dieudonné Nzapalainga and e Referendo Nicolas Guérékoyame-Gbangou – pacifistas africanos - por Jim Wallis
Hosain Rahman – empresário americano - por Matt Vella
Arunachalam Muruganantham – Indiano inventor de máquina que fabrica absorventes higiênicos a baixo custo para mulheres de zona rural da Índia - por Ruchira Gupta
Katharine Hayhoe – cientista americana e professora de ciências políticas - por Don Cheadle
Artistas
Benedict Cumberbatch – ator britânico - por Colin Firth
Seth Meyers – ator e comediante americano - por Amy Poehler
Robert Lopez and Kristen Anderson-Lopez – cantores e artistas americanos - por Trey Parker and Matt Stone
Kerry Washington – atriz americana - por Valerie Jarrett
Binyavanga Wainaina – por Chimamanda Ngozi Adichie
Amy Adams – atriz e cantora americana nascida na Itália - por Emily Blunt
John Green – autor de livros juvenis americano - por Shailene Woodley
Steve McQueen – cineasta, produtor, fotógrafo e escultor britânico - por Lupita Nyong’o
Keegan-Michael Key and Jordan Peele – atores americanos - por Judd Apatow
Diane Paulus – americana diretora de teatro e ópera - por Audra McDonald
Robin Wright – atriz americana - por Naomi Watts
Matthew McConaughey – ator, produtor, e cenógrafo americano - por Richard Linklater
Miley Cyrus – cantora e atriz americana - por Dolly Parton
Yao Chen – atriz chinesa - por Hannah Beech
Barbara Brown Taylor – teóloga, pastora e professora americana - por Elizabeth Dias
Líderes
Mary Barra – americana CEO da General Motors - por Lee Iacocca
John Kerry – secretário de Estado Americano - por Hillary Clinton
Vladimir Putin – presidente da Rússia - por Madeleine Albright
Ngozi Okonjo-Iweala – política e economista nigeriana - por Bono
Hassan Rouhani – presidente do Irã - por Mohamed ElBaradei
Scott Walker – cantor e compositor americano, compositor e produtor musical - por Chris Christie
Ory Okolloh – Ory Okolloh é uma ativista queniana, advogada e blogueira - por Esther Dyson
Shinzo Abe – primeiro-ministro do Japão - por Jack Lew
Abdul Fattah al-Sisi – militar egípcio e candidato à presidência - por Ayman Mohyeldin
Xi Jinping – presidente da China - por Jon Huntsman
Barack Obama – presidente dos Estados Unidos - por Joe Klein
Withelma “T” Ortiz Walker Pettigrew – estudante americana sobrevivente de tráfico de sexo - por Ricky Martin
Narendra Modi – político indiano e principal candidato da oposição nas eleições de 2014 para primeiro-ministro da Índia - por Fareed Zakaria
Eric Holder – jurista americano, Procurador-Geral dos Estados Unidos - por John Lewis
Michelle Bachelet – presidente do Chile - por Phumzile Mlambo-Ngcuka
Andrew Haldane – britânico diretor Executivo de Estabilidade Financeira do Banco de Inglaterra - por John Cassidy
Angela Merkel – chefe de governo da Alemanha e líder do partido União Democrata-Cristã - por Jürgen Klinsmann
Jerry Brown – político americano - por Gray Davis
Thuli Madonsela – advogada de direitos humanos e protetora pública da África do Sul - por Lamido Sanusi
Rand Paul – oftalmologista e político americano - por Mitch McConnell
Kirsten Gillibrand – política e advogada dos Estados Unidos - por Alfonse D’Amato
Nicolás Maduro – presidente da Venezuela - por Nikhil Kumar
Abdullah Gul – presidente da Turquia - por Elif Shafak
Kim Jong-Un – líder da Coreia do Norte - por Adam Johnson
Abu Du’a [a.k.a. Abu Bakr al-Baghdadi] – líder sênior da Al-Qaeda no Iraque - por Frank Kearney
Ícones
Robert Redford – ator, cineasta e produtor americano - por Harvey Weinstein
Erwiana Sulistyaningsih – mulher da Indonésia, mais conhecida por ter sido supostamente abusada por seu patrão, enquanto trabalhava como empregada doméstica em Hong Kong - por Somaly Mam
Papa Francisco – argentino, líder supremo da Igreja Católica - por Barack Obama
Malala Yousafzai – estudante e ativista paquistanesa - por Gabrielle Giffords
Donna Tartt – escritora, romancista, ensaísta e crítica norte americana - por Ann Patchett