Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Putin quer que Trump reconheça formalmente toda terras que Rússia tomou na Ucrânia, diz jornal

19 mar 2025 - 11h46
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente russo, Vladimir Putin, quer que o presidente dos EUA, Donald Trump, reconheça formalmente todas as quatro regiões ucranianas que Moscou reivindicou como suas, além da Crimeia, informou o jornal russo Kommersant.

Citando fontes não identificadas que participaram de um evento privado de negócios com Putin na terça-feira, o Kommersant disse que Putin quer que os EUA reconheçam formalmente as quatro regiões -- Luhansk, Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson -- como parte da Rússia, juntamente com a Crimeia, que Moscou tomou e anexou em 2014.

A Rússia, embora esteja avançando no campo de batalha, não controla totalmente nenhuma das quatro regiões.

Em troca do reconhecimento e se isso acontecesse "em um futuro próximo", o Kommersant disse que Putin se comprometeria a não reivindicar a cidade portuária ucraniana de Odessa e outros territórios ucranianos.

Questionado sobre a reportagem do Kommersant na quarta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Putin e Trump não haviam discutido a ideia em ligação na terça-feira.

Mas ele confirmou, sem entrar em detalhes, que Putin havia discutido o conflito na Ucrânia na reunião a portas fechadas de terça-feira com membros da elite empresarial da Rússia.

Peskov não confirmou, no entanto, se Putin havia apresentado a ideia de os EUA reconhecerem as quatro regiões, além da Crimeia, durante a reunião.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade