Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Putin se diz pronto para negociar com Trump sobre Ucrânia

Russo acusou Kiev de ser contra as conversas de cessar-fogo

24 jan 2025 - 15h49
(atualizado às 16h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta sexta-feira (24) que está pronto para negociar o fim do conflito no leste europeu, inclusive envolvendo seu homólogo americano, Donald Trump, mas acusou a Ucrânia de ser contra a isso.

    "Sempre dissemos isso, e quero reiterar, que estamos prontos para tais negociações sobre a questão ucraniana. No entanto, enfrentamos algumas questões particulares aqui que exigem atenção especial", disse o mandatário, citado pela agência Tass, após sua visita à Universidade Estatal de Moscou.

    Putin ainda mencionou que "o atual chefe do regime de Kiev [Volodymyr Zelensky], quando ainda era um chefe de Estado bastante legítimo, assinou um decreto proibindo todas as negociações com a Rússia".

    O presidente russo acrescentou que sempre teve um relacionamento pragmático e de confiança com Trump, elogiando sua "inteligência", tanto que se diz pronto para negociar diretamente com o republicano sobre a guerra em Kiev.

    Ainda em relação ao magnata, Putin analisou que, caso Trump tivesse sido reeleito em 2020, o conflito na Ucrânia poderia não ter ocorrido. O russo complementou que o homólogo americano teve sua "vitória roubada" nas eleições vencidas pelo democrata Joe Biden.

    A presidência ucraniana, por sua vez, afirmou que não poderá haver negociações entre Putin e Trump sobre a guerra sem a participação da União Europeia e da própria Ucrânia. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade