Quando será posse de Trump? Veja a programação da cerimônia e saiba onde assistir
Fique por dentro da data e programação completa de posse do novo presidente dos Estados Unidos
Donald Trump tomará posse para seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 20. A posse presidencial será realizada no Capitólio dos EUA, em Washington, coincidindo com o Dia de Martin Luther King Jr., um feriado federal.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com barreiras intermináveis, drones e cerca de 25 mil agentes de segurança, a capital dos Estados Unidos está preparada para realizar a cerimônia de posse, que irá reunir políticos, embaixadores, líderes estrangeiros, celebridades e empresários americanos. (Confira abaixo como será a cerimônia)
Quando será a posse de Trump?
A posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será nesta segunda-feira, 20. Trump fará o juramento para o cargo perante o chefe da Suprema Corte, John Roberts, ao meio-dia (horário de Washington, D.C., 14h em Brasília) no Capitólio, sede do Poder Legislativo americano.
Qual a programação da posse de Trump?
A cerimônia contará com o juramento oficial, a tradicional revisão das tropas e o discurso de posse do presidente eleito. O vice-presidente eleito JD Vance fará o juramento de posse primeiro, seguido por Trump.
A posse, o discurso de posse, assim como orações e outros discursos tradicionais da ocasião, será feito na Rotunda do Capitólio, ou seja, do lado de dentro do prédio. A cerimônia acontecerá em um local fechado para proteger os apoiadores do republicano do frio.
A previsão para a capital americana nesta segunda-feira é de apenas -4º C como máxima e de -13º C como mínima. Os convidados também serão abrigados dentro do Capitólio.
Após a posse, Trump fará seu discurso inaugural, que deve delinear sua visão para o futuro do país. Durante campanha, ele se comprometeu a assinar uma série de decretos sobre assuntos que vão desde a segurança da fronteira até a produção de petróleo e gás em seu primeiro dia no cargo.
Após o discurso, o presidente participará de um tradicional almoço no Capitólio com líderes do Congresso. Depois seguirá pela Pennsylvania Avenue em uma procissão até a Casa Branca, acompanhado por regimentos militares, bandas marciais escolares, carros alegóricos e grupos de cidadãos.
Presidente Lula irá à posse?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não estará presente na posse de Trump. Quem representará o Brasil na cerimônia será Maris Luiza Voitti, embaixadora do Brasil em Washington. A não ida de Lula é um protocolo tradicional das posses presidenciais norte-americanas. Isso porque não há o costume de que chefes de Estado sejam convidados. Mas, sim, os embaixadores que representam os países.
Quem irá à posse de Trump?
Embora não tenha a tradição de convidar líderes estrangeiros, Trump rompeu com os precedentes e convidou vários. Historicamente, eles não comparecem à posse devido a preocupações com a segurança e enviam diplomatas.
O presidente da Argentina, Javier Milei, um forte apoiador de Trump, disse que comparecerá. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, também deve comparecer a posse.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu a Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a autorização para comparecer à posse de Trump e também a devolução de seu passaporte, retido pela Justiça, mas teve a solicitação negada.
Segundo a decisão de Moraes, a defesa de Bolsonaro não chegou a apresentar "nenhum documento probatório que demonstrasse a existência de convite realizado pelo presidente eleito dos EUA", já que a única prova anexada foi o texto de um suposto e-mail que teria sido enviado por um auxiliar de Trump.
Como assistir a posse de Trump?
A posse presidencial será transmitida ao vivo pelas principais redes, incluindo ABC, CBS, CNN, CSPAN, NBC, Fox News e PBS. Alguns canais de TV, streaming e Youtube também vão transmitir a cerimônia oficial. O Terra fará uma live para acompanhar a posse. Estarão nos comentários os jornalistas Luciana Pioto, Karen Lemos e Guilherme Mazieiro.