PUBLICIDADE

Mundo

Quem é Mohammed Deif, mentor dos ataques do Hamas a Israel

Segundo professor, Mohammed Deif é uma personalidade muito respeitada tanto dentro do Hamas quanto pelos palestinos

10 out 2023 - 11h02
(atualizado às 14h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Foguete disparado de Gaza cai perto de Sdetot, no sul de Israel 09/10/2023
Foguete disparado de Gaza cai perto de Sdetot, no sul de Israel 09/10/2023
Foto: Reuters/Amir Cohen

No último fim de semana, o grupo terrorista palestino Hamas fez um ataque surpresa a Israel. O conflito, que já matou mais de mil pessoas e milhares de feridos, entrou no terceiro dia nesta terça-feira, 10.

Um dos homens que está por trás dos ataques do Hamas contra Israel é Mohammed Deif, chefe da ala militar do grupo e mentor da incursão no sábado. Segundo o jornal Financial Times, essa ofensiva foi a mais mortífera a ser planejada por ele até agora.

Deif tem um nome de guerra, que significa "Hóspede". O nome faz referência a uma prática dos militantes palestinos de passarem cada noite na casa de um simpatizante diferente com o objetivo de evitar a inteligência israelense.

Conforme relatos ao jornal, Deif quase morreu em um ataque aéreo há 20 anos e, na ocasião, perdeu um braço e uma perna. Atualmente, ele usa cadeira de rodas. 

"Mesmo antes disso [dos ataques recentes], Deif era como uma personalidade sagrada e muito respeitada tanto dentro do Hamas quanto pelos palestinos", afirmou MKhaimar Abusada, professor de política na Universidade Al-Azhar, em Gaza. Depois dessa ofensiva, de acordo com o professor, ele se transformou em uma espécie de "deus para os jovens".

Vídeos mostram israelenses sendo sequestrados durante invasão do Hamas:

No grupo, Deif sempre foi reconhecido pela sua capacidade de enganar o Exército israelense e matar soldados e civis.

Ao jornal, analistas israelenses e palestinos, incluindo pessoas que conheciam ele antes, afirmaram que Deif é um homem quieto e intenso e não tinha interesse nas rivalidades internas das facções palestinas. Para ele, o único interesse seria mudar a natureza do conflito israelo-árabe, e a violência seria um meio para conquistar isso.

"Você deve lutar contra os israelenses dentro de Israel e demolir a fantasia deles de que podem estar seguros em terras ocupadas", disse um ex-combatente palestino.

Ainda conforme o jornal, o nome verdadeiro de Deif seria Mohammed Diab Ibrahim al-Masri. Ele teria nascido no campo de refugiados de Khan Younis durante a década de 1960. Deif é ex-fabricante de bombas e idealizador de um programa para cavar uma rede de túneis sob Gaza. Além disso, ele estudou na Universidade Islâmica de Gaza.

Quando o Hamas nasceu, no final da década de 1980, ele tinha cerca de 20 anos. Na época, ele compartilhou uma cela de prisão com Ghazi Hamad, hoje um dos chefes do Hamas, após serem presos por israelenses. Seu mentor teria sido Yahya Ayyash, um fabricante de bombas que foi assassinado por Israel em 1996. Deif estaria também envolvido na criação dos primeiros foguetes da ala militar do Hamas.

Assim como outras pessoas no Hamas, Deif considera os Acordos de Oslo – que prometiam um acordo de paz negociado no final dos anos 1990 – uma traição ao objetivo de substituir Israel por um Estado palestino. Israel responsabiliza Deif pela morte de dezenas de pessoas em ataques suicidas para se manifestar contra os Acordos.

Entenda o conflito envolvendo Israel, Palestina e Hamas Entenda o conflito envolvendo Israel, Palestina e Hamas

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade