Quem foi Julieta Lanteri, homenageada pelo Google nesta quarta-feira (22)?
Julieta é argentina e defendeu o direitos das mulheres incansavelmente. Foi a primeira mulher a votar em seu país e na América do Sul.
O Doodle do Google presta uma homenagem, nesta quarta-feira (22), à médica ítalo-argentina Julieta Lanteri. A data representa os 150 anos de nascimento de Julieta, que foi a primeira mulher a votar na Argentina e na América do Sul.
Julieta Lanteri, a médica ítalo-argentina que abriu caminhos para os direitos das mulheres, ganha Doodle do Google https://t.co/6D9xSrUnMG pic.twitter.com/K0YpeqaSAN
— Google Discovery (@GoogleDiscovery) March 22, 2023
Ela nasceu na Itália em 1873 e quando ela tinha seis anos, sua família decidiu ir morar na Argentina. Julieta foi pioneira sob vários aspectos: além da primeira mulher a votar em seu país, foi a primeira mulher a frequentar a Escola Nacional de La Plata. Em seguida, estudou farmacologia na Universidade de Buenos Aires. Em 1907, foi uma das primeiras cinco mulheres a obter um diploma de medicina na Argentina!
Julieta Lanteri foi defensora incansável dos direitos das mulheres e sua vida teve como pauta melhorar a saúde das pessoas.
Em 1910, ajudou a organizar o primeiro Congresso Internacional de Mulheres e foi um ano depois, em 1911, que Julieta Lanteri se tornou a primeira mulher a votar na Argentina e em toda a América do Sul - um marco histórico na causa feminista. Depois dessa conquista, a Lei Eleitoral do País foi alterada.