Quem foram os gêmeos siameses mais velhos do mundo?
Ronnie e Donnie Galyon viveram até os 68 anos e 253 dias e morreram por causa de insuficiência cardíaca em 2020
Gêmeos siameses Ronnie e Donnie Galyon desafiaram todas as probabilidades, vivendo 68 anos e 273 dias juntos. Conheça a história deles!
Gêmeos siameses são um fenômeno extremamente raro. No Brasil, em 11 anos foram apenas 500 nascimentos. Além disso, a grande maioria nasce morta ou morre em um dia. Por isso, a vida de Ronnie e Donnie Galyon, fundidos no abdômen e na pélvis, desafiou todas as probabilidades.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os irmãos foram os gêmeos siameses a viverem mais tempo, segundo o Guinness World Records. Eles morreram em 4 de julho de 2020, aos 68 anos e 253 dias, por causa de uma insuficiência cardíaca.
Nascimento
Ronnie e Donnie nasceram em 25 de outubro de 1951, unidos pelo abdômen e pela pelve. Durante dois anos, os dois ficaram no hospital, acompanhados por especialistas. Na época, os médicos chegaram à conclusão de que os gêmeos não poderiam ser separados com segurança.
Embora cada um tivesse o seu coração, estômago, fígado, pulmões, rins, braços e pernas, eles estavam unidos pelo trato urinário e digestivo com uma bexiga parcialmente compartilhada.
Fama
Os pais de Ronnie e Donnie inicialmente recusaram as ofertas para 'exibir' os gêmeos como uma forma de atração, shows e espetáculos de circo. Mas, eventualmente, concordaram e assim começou a carreira artística dos irmãos.
Desde os 7 anos, os gêmeos começaram a se apresentar em eventos. A carreira durou três décadas e rendeu até viagens para o exterior, como o Canadá e a América Latina. Segundo o Guinnes, os irmãos se tornaram celebridades através de suas turnês, ganhando dinheiro suficiente para sustentar sua família.
Independência
Aos 39 anos, em 1991, Ronnie e Donnie se aposentaram e compraram uma casa em Dayton (Ohio), onde viveram de forma independente por duas décadas. Com quatro braços e quatro pernas para coordenar, os gêmeos desenvolveram seus próprios métodos de navegação nas tarefas diárias. Por exemplo, eles raspavam o rosto um do outro pela manhã, em vez de fazerem o seu próprio, mas preparavam a própria comida, lavavam suas próprias roupas e podiam tomar banho sem ajuda.
Para sair de casa, a dupla precisava da ajuda de uma cadeira de rodas dupla personalizada. Apesar da condição, eles tinham personalidades diferentes. Ronnie era mais descontraído e preguiçoso, enquanto Donnie era mais sério e fazia a maioria das tarefas domésticas.
Dificuldade para dormir
Dormir era um desafio para os irmãos. Durante a maior parte de suas vidas, eles se revezaram porque não podiam ficar deitados ao mesmo tempo. Somente aos 59 anos, em 2010, eles ganharam uma cadeira-cama feita sob medida que lhes permitiu dormir ao mesmo tempo. Ainda assim, eles jamais expressaram qualquer desejo de se separarem. "Nascemos assim por Deus e somos felizes do jeito que somos", disse Donnie.