Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reguladores canadenses abrem investigação sobre acidente fatal com submersível Titan

O navio de apoio de superfície do Titan, o Polar Prince, era um navio de bandeira canadense

23 jun 2023 - 19h55
(atualizado às 21h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

Reguladores do governo canadense abriram nesta sexta-feira uma investigação de segurança sobre a implosão de um submersível turístico que matou todas as cinco pessoas a bordo durante uma viagem aos destroços do Titanic.

Um campo de detritos do submersível Titan foi encontrado no fundo do Atlântico Norte na quinta-feira por um veículo de mergulho robótico operado a partir de um navio de busca canadense, encerrando um intenso esforço internacional de resgate de cinco dias.

Fragmentos do Titan, que perdeu contato com seu navio de apoio à superfície cerca de uma hora e 45 minutos depois de uma descida planejada para durar duas horas no domingo, foram descobertos no fundo do mar a cerca de 488 metros da proa dos destroços do Titanic, cerca de 4 km abaixo da superfície, disse o contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger.

Mauger disse a repórteres na quinta-feira que os destroços eram consistentes com "uma implosão catastrófica do veículo", o que significa que a embarcação de 6,7 metros de comprimento entrou em colapso e foi esmagada sob a imensa pressão hidrostática naquela profundidade.

Em um comunicado nesta sexta, o Conselho de Segurança de Transporte do Canadá disse que estava lançando uma "investigação de segurança sobre as circunstâncias desta operação" porque o navio de apoio de superfície do Titan, o Polar Prince, era um navio de bandeira canadense.

A cobertura da mídia mundial sobre a busca prendeu o público e ofuscou as consequências de um desastre muito maior do naufrágio de um navio de imigrantes na costa da Grécia na semana passada, que matou centenas de pessoas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade