Reino Unido dá passo em direção a Brexit com nova legislação
O Reino Unido publicou nesta quinta-feira um projeto de lei para cortar laços políticos, financeiros e legais com a União Europeia, em um importante passo em direção à separação com o bloco, o chamado Brexit.
A lei de revogação é central para o plano do governo de sair da UE em 2019, desvinculando o Reino Unido dos mais de 40 anos de legislação da União Europeia e revogando o tratado que o tornou um membro do bloco em 1972.
A passagem da lei pelo Parlamento pode decidir o futuro de May como primeira-ministra. A eleição que ela convocou para o mês passado custou a seu governo a maioria parlamentar absoluta e reabriu o debate sobre a natureza da saída do Reino Unido da União Europeia.
"É um dos textos de legislação mais significativos que já passou pelo Parlamento e é um importante marco no processo da nossa saída da União Europeia", disse o ministro britânico para o Brexit, David Davis, em comunicado.
O governo também deu corpo a sua posição de negociação com a UE, publicando três documentos que destacaram que o Reino Unido deixará a organização nuclear Euratom e a competência do Tribunal de Justiça da União Europeia.
Rebelião de qualquer um dos lados mudaria o rumo da legislação e testaria a habilidade de May de negociar um acordo ou de conseguir apoio de partidos de oposição. Se ela fracassar, sua posição pode se tornar instável rapidamente.