Reino Unido deixa a UE e faz história nesta sexta-feira
- O Reino Unido entra para a história na noite desta sexta-feira (31) ao deixar a União Europeia (UE) oficialmente.
Milhares de pessoas estão reunidas em Londres para participar de uma cerimônia que marcará o Brexit. Um relógio projetado na fachada de Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, fará uma contagem regressiva junto com um espetáculo de luzes.
Em discurso otimista, Johnson ressaltou que o processo de divórcio ?para muitas pessoas é um momento de maravilhosa esperança?, mas outras, no entanto, sentem ?uma sensação de ansiedade e perplexidade?, enquanto que uma terceira parte está, acima de tudo, aliviada pelo fim da ?luta política? pelo Brexit.
?A União Europeia, apesar de todos os seus pontos fortes e qualidades admiráveis, evoluiu nos últimos 50 anos em uma direção que não é mais adequada? ao Reino Unido?, acrescentou o premier.
Johnson classificou o Brexit como ?saudável e democrática? para restaurar a ?soberania? do país em questões como ?controle de imigração?, comércio e legislação.
?Uma escolha que o povo confirmou não uma, mas duas vezes?, ressaltou ele, lembrando do referendo de 2016 e das eleições de dezembro.