Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reino Unido vive apreensão sobre saúde de Elizabeth II

Rainha está sob 'supervisão médica' no Castelo de Balmoral

8 set 2022 - 12h53
(atualizado às 13h08)
Compartilhar
Exibir comentários

A notícia de que a rainha Elizabeth II foi colocada sob "supervisão médica" provocou uma onda de apreensão no Reino Unido, que aguarda notícias mais detalhadas sobre a saúde da monarca mais longeva de sua história.

Palácio de Buckingham, em Londres, suspendeu a tradicional cerimônia de troca de guarda
Palácio de Buckingham, em Londres, suspendeu a tradicional cerimônia de troca de guarda
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Por volta de 8h30 (horário de Brasília), o Palácio de Buckingham divulgou um comunicado lacônico em que afirma que os médicos da soberana estão "preocupados" com sua saúde e "recomendaram que ela permaneça sob supervisão".

"A rainha permanece confortável em Balmoral [residência da realeza na Escócia]", conclui a nota de apenas três linhas. Nas horas seguintes, a apreensão ganhou corpo com a notícia de que os membros da monarquia começaram a se dirigir às pressas para Balmoral, incluindo o príncipe Harry, que está a caminho do Reino Unido.

O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, já está ao lado de sua mãe, enquanto o príncipe William, segundo na linha de sucessão, chegou em Aberdeen de avião por volta de 12h (horário de Brasília).

Por sua vez, a duquesa de Cambridge, Kate, ficou em Windsor para acompanhar o primeiro dia de aula de seus filhos em uma nova escola.

Recém-empossada como premiê, Liz Truss afirmou que "o país inteiro está profundamente preocupado" com o estado de saúde da rainha, e o arcebispo da Cantuária, Justin Welby, primaz da Igreja Anglicana, ofereceu orações pela monarca.

Enquanto isso, súditos já se aglomeram nos arredores do Castelo de Balmoral, e o Palácio de Buckingham, em Londres, suspendeu a tradicional cerimônia de troca de guarda.

Na emissora pública BBC, todos os jornalistas aparecem vestidos de preto, um dos protocolos previstos no "London Bridge", plano de medidas para a eventual morte da monarca.

Com 96 anos de idade, Elizabeth II é rainha desde 6 de fevereiro de 1952, totalizando mais de sete décadas como soberana, reinado mais longevo na história do Reino Unido.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade