Republicanos avaliam impor condições para auxílio sobre incêndios na Califórnia após críticas de Trump
Os principais republicanos do Congresso dos Estados Unidos estão considerando a possibilidade de impor condições para um auxílio de desastre para as comunidades de Los Angeles devastadas por incêndios florestais, após o presidente eleito Donald Trump afirmar que autoridades estaduais e locais haviam administrado mal a situação.
O presidente da Câmara, Mike Johnson, disse a repórteres nesta segunda-feira que as principais autoridades do Estado, liderado pelos democratas, administraram mal os recursos hídricos e as florestas na área de Los Angeles antes de seis incêndios simultâneos atingirem a segunda maior cidade dos EUA, causando a morte de pelo menos 24 pessoas.
"Parece-nos que líderes estaduais e locais foram negligentes em seus deveres em muitos aspectos. Portanto, isso é algo que deve ser levado em conta", disse Johnson a repórteres no Capitólio dos EUA.
"Provavelmente deveria haver condições para essa ajuda. Essa é a minha opinião pessoal. Veremos qual é o consenso", disse.
Os republicanos da Câmara ainda não discutiram o auxílio de desastre para as áreas da Califórnia atingidas pelo fogo, disse Johnson. Os parlamentares devem se reunir a portas fechadas na próxima terça-feira.
Com a posse de Trump em menos de uma semana, o controle republicano da Câmara e do Senado dá ao partido controle total sobre os gastos, incluindo a forma e o volume de auxílio em caso de desastres.
No fim de semana, o presidente eleito apontou os líderes democratas da Califórnia e de Los Angeles como "políticos incompetentes" em uma publicação nas redes sociais sobre os incêndios florestais, afirmando que "eles não têm ideia de como apagá-los".