Rússia carrega míssil hipersônico com capacidade nuclear em sítio de lançamento
As forças da Rússia carregaram um míssil balístico intercontinental equipado com o veículo de deslizamento hipersônico Avangard, com capacidade nuclear, em um sítio de lançamento no sul do país, segundo uma transmissão da emissora do Ministério da Defesa nesta quinta-feira.
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o lançamento do veículo de deslizamento hipersônico Avangard em 2018, dizendo que era uma resposta ao desenvolvimento norte-americano de uma nova geração de armas e de um sistema de defesa de mísseis que ele poderia penetrar.
Ao se aproximar do alvo, o Avangard se separa do foguete e é capaz de ser manobrado fora da trajetória do foguete em velocidade hipersônica de até 27 vezes a velocidade do som (cerca de 34.000 quilômetros por hora).
O canal de televisão Zvezda, do Ministério da Defesa da Rússia, mostrou um míssil balístico sendo transportado para um sítio de lançamento, lentamente erguido em posição vertical e depois baixado em um poço na região de Orenburg, perto do Cazaquistão.
A Rússia instalou seu primeiro míssil equipado com Avangard em 2019 na mesma instalação de Orenburg.
Tanto Rússia quanto Estados Unidos, de longe as maiores potências nucleares, lamentaram a constante desintegração de tratados de controle de armas que buscou desacelerar a corrida bélica da Guerra Fria e reduzir o risco de guerra nuclear.