Rússia declara forte apoio à liderança síria e diz que rebeldes recebem auxílio de fora
A Rússia afirmou na quarta-feira que apoia firmemente as ações da liderança síria para combater uma ofensiva do que disse serem grupos terroristas que recebem apoio, incluindo drones e treinamento, de fora do país.
"Condenamos veementemente esse ataque... Não há dúvida de que eles não teriam se atrevido a cometer um ato tão audacioso sem a instigação e o apoio abrangente de forças externas que buscam provocar uma nova rodada de confrontos armados na Síria, desencadeando uma espiral de violência", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, aos repórteres.
A Rússia é um dos principais aliados do presidente sírio, Bashar al-Assad, e tem lhe fornecido apoio militar desde 2015 na guerra civil do país.
"Expressamos nossa solidariedade com a liderança da Síria", disse Zakharova. "Apoiamos fortemente os esforços das autoridades sírias para combater os grupos terroristas e restaurar a ordem constitucional."
Zakharova afirmou, sem fornecer evidências, que os rebeldes - incluindo alguns de antigos países soviéticos - receberam drones da Ucrânia e treinamento sobre como operá-los.