Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rússia e Ucrânia trocam prisioneiros de guerra pela 1ª vez

Ação envolveu 20 militares capturados, 10 de cada lado

24 mar 2022 - 12h43
(atualizado às 14h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A Ucrânia confirmou nesta quinta-feira (24) a primeira troca de prisioneiros com a Rússia desde o início da guerra entre os dois países, em 24 de fevereiro.

Soldados ucranianos em estrada perto de Kharkiv, no norte do país
Soldados ucranianos em estrada perto de Kharkiv, no norte do país
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em seu canal no Telegram, a vice-premiê ucraniana, Iryna Vereshchuk, disse que Kiev entregou 10 soldados russos que haviam sido capturados e, em troca, recebeu de volta 10 de seus próprios militares.

Além disso, a Rússia também pôde levar embora 11 marinheiros civis que haviam sido resgatados pelas Forças Armadas da Ucrânia após o afundamento de um navio de guerra perto de Odessa na manhã desta quinta.

Os dois países seguem negociando em busca de um cessar-fogo, mas ambos reconhecem estar longe de um acordo. Para interromper a invasão, a Rússia exige a desmilitarização da Ucrânia, o compromisso de o país não entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e o reconhecimento da anexação da Crimeia e da autonomia do Donbass.

Kiev, no entanto, cobra garantias de segurança por parte de potências internacionais em troca da não adesão à Otan e defende a integridade de seu território.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade