Rússia interrompe fornecimento de gás para Finlândia
A empresa estatal russa Gazprom confirmou neste sábado (21) que interrompeu o fornecimento de gás à Finlândia, após o país confirmar sua candidatura a membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A informação foi divulgada pela agência russa Tass, um dia após a estatal finlandesa de energia Gasum anunciar ter sido comunicada de que o abastecimento seria bloqueado às 7h (horário local) de hoje.
"O fornecimento de gás natural para a Finlândia sob o contrato da Gasum foi interrompido", disse a empresa do país escandinavo, acrescentando que agora o gás será fornecido por meio do gasoduto Balticconnector, que liga a Finlândia à Estônia.
O bloqueio do gás russo ocorre depois que a empresa finlandesa já havia confirmado que não pagaria pelo gás natural vendido pela Gazprom em rublos, como exige o regime do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em retaliação pelas sanções econômicas impostas pela União Europeia (UE).
Com isso, a Finlândia se torna o terceiro país da UE para o qual Moscou interrompe o fornecimento de gás natural, juntando-se a Bulgária e Polônia.