Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Russos instalaram crematórios móveis em Mariupol, diz prefeitura

Objetivo seria cremar os corpos dos civis mortos na cidade

6 abr 2022 - 13h22
(atualizado às 13h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A Prefeitura de Mariupol, na Ucrânia, denunciou nesta quarta-feira (6) que soldados russos instalaram crematórios móveis para se desfazer dos corpos dos civis mortos na cidade.

Mariupol vem sendo duramente afetada pelo conflito na Ucrânia
Mariupol vem sendo duramente afetada pelo conflito na Ucrânia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Citada pela agência "Unian", a prefeitura local afirmou que o objetivo das forças russas é encobrir os vestígios dos crimes de guerra cometidos contra os habitantes de Mariupol.

"Dezenas de milhares de civis de Mariupol podem ter sido mortos pelo exército russo e é por isso que Moscou não tem pressa em dar luz verde à missão da Turquia e outras iniciativas para resgatar e evacuar completamente a cidade", informou o comunicado divulgado pelo município.

Algumas testemunhas disseram que os russos recrutaram "terroristas locais" e de forças especiais de Donetsk para coletar e se desfazer dos corpos das vítimas. As autoridades de Mariupol alertaram que as forças de Moscou transformaram a cidade em um "campo de extermínio".

"Os russos transformaram Mariupol em um campo de extermínio. A analogia está ganhando cada vez mais terreno, não é mais como a Chechênia ou Aleppo: é a nova Auschwitz", alertou a prefeitura.

A cidade ucraniana confirmou que publicou nos últimos dias a lista de "traidores", pessoas acusadas de ajudarem os russos a paralisar a cidade e criar uma catástrofe humanitária.

Apesar da alta quantidade de mortos no município, o chefe da equipe da Cruz Vermelha na Ucrânia, Pascal Hundt, revelou que pelo menos 500 civis foram escoltaoas e conseguiram deixar Mariupol. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade