Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saeb Erekat, da Organização pela Libertação da Palestina, morre de Covid-19

10 nov 2020 - 09h48
Compartilhar
Exibir comentários

Saeb Erekat, um dos porta-vozes mais experientes e graduados da causa palestina ao longo de décadas de disputa com Israel, morreu nesta terça-feira aos 65 anos depois de contrair Covid-19, disse sua família.

Saeb Erekat em Ramallah em janeiro de 2019 
30/01/2019 REUTERS/Mohamad Torokman
Saeb Erekat em Ramallah em janeiro de 2019 30/01/2019 REUTERS/Mohamad Torokman
Foto: Reuters

"Com os corações cheios de tristeza e dor, e com paciência, o clã Erekat de todas as partes chora Saeb Erekat pelo povo palestino árabe e pela nação árabe e muçulmana", disse seu clã familiar estendido no Facebook.

Fluente em inglês, ele foi um porta-voz destacado de líderes palestinos como Yasser Arafat e Mahmoud Abbas, embora nunca um candidato viável à sua sucessão.

Erekat, secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), confirmou em 8 de outubro que havia contraído o coronavírus. Três anos antes, ele recebeu um transplante de pulmão nos Estados Unidos que comprometeu seu sistema imunológico.

Ele morreu depois de passar semanas hospitalizado no Centro Médico Hadassah de Jerusalém. A família disse que ele faleceu por causa de "complicações resultantes de ter contraído o coronavírus".

Um dos membros mais jovens da liderança palestina, Erekat destoava por não ter passado décadas no exílio com Arafat e Abbas, a geração mais antiga de sua facção Fatah, que domina a OLP.

Nos últimos anos, Erekat foi a principal figura palestina de uma guerra de palavras com o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decorrente de um plano dos EUA que deixaria Israel no controle de assentamentos judeus e grandes partes da Cisjordânia sob ocupação.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade