Saiba quem são os principais comandantes do Hezbollah mortos ou atingidos por Israel
Desde o início dos confrontos, diversos nomes de alto escalão do Hezbollah foram alvos de operações israelenses
Nos últimos meses, Israel tem realizado uma série de ataques direcionados ao movimento islamista libanês Hezbollah, com o objetivo de enfraquecer a estrutura militar dessa milícia xiita apoiada pelo Irã. Vários líderes importantes da organização foram eliminados, impactando na capacidade de atuação do grupo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Desde o início dos confrontos na fronteira entre Israel e o Hezbollah, que começaram há cerca de um ano quando o grupo libanês decidiu apoiar o Hamas, diversos nomes de alto escalão do Hezbollah foram alvos de operações israelenses. Confira abaixo, segundo informações da agência de notícias AFP, quem são eles:
Fuad Shukr, um dos fundadores e braço direito do líder Hassan Nasrallah, foi morto em 30 de julho em um bombardeio no sul de Beirute. Shukr era uma figura de destaque nas operações militares do Hezbollah no sul do Líbano e teria sido o responsável por um ataque que resultou na morte de 12 jovens nas Colinas de Golã, segundo Israel. Apesar de negar envolvimento nesse ataque, o Hezbollah prometeu vingar a morte de Shukr.
Ibrahim Aqil, fundador da unidade de elite Al-Radwan, foi morto em 20 de julho, junto com outros 15 membros dessa força, em um ataque aéreo no sul de Beirute. Aqil era procurado pelos Estados Unidos por sua ligação com atentados antiamericanos em 1983, em Beirute.
Ali Karake, considerado o terceiro na hierarquia militar do Hezbollah, escapou de um ataque israelense em 23 de julho, conforme relato do próprio grupo. No entanto, a operação foi mais um sinal da pressão sobre os líderes da milícia.
Ibrahim Kobeissi, comandante de unidades de mísseis guiados de precisão, foi morto em 24 de julho em um ataque nas proximidades de Beirute. Ele era uma peça-chave no programa de mísseis do Hezbollah, possuindo vasta experiência em armamento e uma relação próxima com os líderes militares do grupo.
Mohamed Srur, chefe da unidade de drones do Hezbollah, foi morto recentemente em um bombardeio israelense em Beirute. Sua morte foi confirmada tanto por Israel quanto pelo Hezbollah. Outros líderes, como Wisam Tawil, comandante da unidade Al-Radwan, e os chefes setoriais do sul do Líbano, Mohamed Naser e Taleb Abdallah, também foram eliminados em operações israelenses nos últimos meses.