Sempre tivemos um bom diálogo, diz Lula ao lamentar morte de Piñera
O político de 74 anos estava no helicóptero que caiu na tarde desta terça-feira, 6, na cidade de Lago Ranco, na região central do Chile
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do ex-presidente do Chile Sebastián Piñera. O político de 74 anos estava no helicóptero que caiu na tarde desta terça-feira, 6, na cidade de Lago Ranco, na região central do Chile. A informação foi confirmada pelos familiares do político, bem como pelo governo chileno.
"Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda", escreveu Lula nas redes sociais.
Outros políticos brasileiros, bem como de países da América Latina, lamentaram a perda. O ex-presidente Jair Bolsonaro destacou a aliança entre os dois.
"Fomos aliados no progresso de nossos países e bem-estar de nossos povos. Uma lacuna irreparável para nossos irmãos chilenos", disse.
Já o também ex-presidente Michel Temer chamou Piñera de "grande estadista" e "amigo como poucos".
"Acabo de receber a triste notícia do falecimento do amigo e líder latino-americano, Sebastián Piñera. Ainda há poucos dias estivemos juntos e pude, mais uma vez, desfrutar da sua inteligência, nobreza", disse ele no X, antigo Twitter.
Morre Sebastián Piñera
Segundo as primeiras informações divulgadas pelo jornal Clarín, o ex-chefe de Estado é quem estaria pilotando o helicóptero. Chovia quando a aeronave teria perdido sustentação poucos minutos após decolar. Piñera não teria conseguido retirar o cinto de segurança para deixar a aeronave, que afundou a uma profundidade estimada de 40 metros.
A ministra do Interior, Carolina Tohá, informou que o corpo de Piñera já foi encontrado pela Marinha. Dos quatro ocupantes do helicóptero, três deles conseguiram chegar à costa e estão fora de perigo.
"Este não foi o caso do quarto, que era o ex-presidente Sebastián Piñera. Há poucos momentos tivemos a confirmação de que a Marinha conseguiu chegar ao local onde ocorreu o acidente e recuperar o corpo do ex-presidente Piñera", disse ela.
A ministra disse ainda que o presidente atual, Gabriel Boric, instruiu que Piñera receba um funeral de Estado, e que o Chile irá declarar luto nacional.
"Queremos enviar um abraço de solidariedade à família do ex-presidente, a todos os que lhe são próximos, mas também a todos os chilenos. Sebastián Piñera foi presidente do Chile em duas ocasiões. Como resultado, receberá todas as honras e reconhecimentos republicanos que merece. O presidente Piñera nos governou e assim o lembraremos", completou Tohá.