Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sérvios da Bósnia declaram autoridade alemã persona non grata após sanções

4 abr 2025 - 17h53
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da República Sérvia Autônoma da Bósnia declarou uma alta autoridade do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha persona non grata nesta sexta-feira e a impediu de visitar a região em retaliação às sanções alemãs contra a liderança separatista sérvia da Bósnia.

Anna Luehrmann, responsável pela Europa e pelo clima no Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, disse na quinta-feira que a Alemanha e a Áustria barrariam Milorad Dodik e seus dois assessores mais próximos de seus territórios, acusando o presidente da República Sérvia autônoma da Bósnia (RS) de ameaçar a segurança da Bósnia e da região.

Luehrmann fez o anúncio em uma declaração conjunta com a ministra das Relações Exteriores da Áustria, Beate Meinl Reisinger, durante uma visita à capital da Bósnia, Sarajevo.

Depois de se reunir com autoridades estatais em Sarajevo, Luehrmann estava a caminho da principal cidade da República Sérvia, Banja Luka, para se reunir com os líderes da oposição sérvia. Mas a reunião foi cancelada após o governo regional declarar que ela não era bem-vinda.

"Como qualquer visitante indesejado, a ministra alemã Anna Luehrmann entrou sorrateiramente em Banja Luka para se encontrar com seus asseclas no porão", publicou Dodik em seu perfil no X. "Espero que a polícia da RS logo a escolte para fora da Republika Srpska para sempre."

Um funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha disse que Dodik não tem autorização legal para fazer uma declaração de persona non grata.

Luehrmann disse no X que os representantes de Dodik ameaçaram ela e sua delegação com violência depois de participar uma série de reuniões com a sociedade civil e representantes da oposição.

"Isso é um sinal de fraqueza. Dodik está cada vez mais isolado e não tem o apoio dos cidadãos da República Srpska", acrescentou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade