Soldado russo capturado chora ao conversar com familiares
Vídeo divulgado pelo governo ucraniano mostra jovens russos rendidos trocando mensagens com entes queridos
Imagens divulgadas pelo Serviço de Segurança da Ucrânia mostram soldados russos rendidos conversando com familiares, por telefone, e visivelmente emocionados. A postagem foi feita nesta quinta-feira, 3, na página do Facebook do órgão ucraniano.
No vídeo, os soldados dizem serem "bem tratados, alimentados e vestidos". Em outro trecho há o relato de que escolas e hospitais ucranianos foram bombardeados.
Os soldados também teriam dito que: "O comando russo não tem tática, nós apenas sobrevivemos aqui... Caros russos, não venham aqui, é melhor ficar com suas famílias. Aqui todos vocês mentem. Outro russo percebeu que a maioria dos invasores pagariam com a vida por invadir a Ucrânia. Ele foi feito prisioneiro perto de Zhytomyr. E o esclarecimento veio somente depois que seus 'colegas de armas' foram destruídos pelas Forças Armadas Ucranianas".
Desde o início dos ataques o governo ucraniano relata que as tropas russas teriam sido desinformadas por Moscou. Em meio a guerra de narrativas, não é possível informar se os soldados foram coagidos durante as gravações.
Mais cedo o vídeo de um jovem soldado russo sendo acolhido por ucranianos viralizou.