Tailandeses comemoram resgate de meninos presos em caverna
Mergulhadores encontraram o grupo há mais de uma semana
Moradores de Chiang Rai, cidade do norte da Tailândia, e outras localidades comemoraram com buzinaços e vídeos ao vivo quando todos os 12 meninos e seu técnico de futebol presos em um complexo de cavernas foram resgatados sãos e salvos nesta terça-feira.
O resgate dramático marcou o fim de um calvário de mais de uma quinzena, que começou quando o time "Javalis Selvagens" e seu técnico ficaram presos dentro da caverna inundada de Tham Luang, na fronteira com Mianmar, no dia 23 de junho.
Dois mergulhadores britânicos encontraram os 13 na segunda-feira passada (2), mas a operação de busca e resgate foi realizada principalmente pela unidade de elite Seal da Marinha tailandesa.
"Este é um acontecimento importante na minha vida. É algo de que me lembrarei", disse, visivelmente emocionado, Rachapol Ngamgrabuan, uma autoridade do departamento de imprensa da província de Chiang Rai.
"Houve momentos em que chorei", acrescentou. "Feliz. Muito feliz de ver que todos os tailandeses se amam."
Os tailandeses ficaram grudados em televisões, celulares e telas de computador, acompanhando cada lance da história dos meninos, como muitos no exterior.
Eles foram às redes sociais nesta terça-feira para demonstrar sua alegria usando a hashtag #Hooyah, uma palavra usada pela Marinha para elevar o moral. Entre outras hashtags usadas estavam #Heróis e #Obrigado.
"Vocês são nossos heróis!", escreveram alguns, legendando cartuns que mostravam os garotos e seu treinador com dezenas de agentes de resgate, voluntários e militares.
Na segunda-feira (9) o primeiro-ministro Prayuth Chan-ocha disse que realizará uma festa para todos os que se envolveram no esforço de resgate multinacional.
Grandes redes atacadistas da Tailândia, como Central Group e The Mall Group, também expressaram seu apoio.
"Não temos certeza se isto é um milagre, uma ciência ou o quê. Todos os treze Javalis Selvagens agora estão fora da caverna", escreveu a unidade Seal da Marinha em sua página oficial momentos após o resgate.
O time inglês Manchester United disse em sua página oficial de Twitter que ficou aliviado ao saber que os 13 estão seguros, e convidou o grupo e seus salvadores a visitarem o estádio Old Trafford.