PUBLICIDADE

Mundo

Taiwan diz que China confiscou barco de pesca perto da costa chinesa

2 jul 2024 - 20h48
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades da China embarcaram em um barco de pesca taiwanês que operava perto da costa chinesa e de uma ilha controlada por Taiwan, confiscaram-no e o levaram a um porto chinês, disse a guarda costeira de Taiwan na noite desta terça-feira, em uma nova escalada de tensões. 

A China considera Taiwan, governado democraticamente, como seu próprio território e aumentou a pressão sobre Taipei desde que o presidente Lai Ching-te foi empossado, em maio. Pequim o acusa de ser um "separatista". 

O barco de pesca operava perto das ilhas Kinmen, administradas por Taiwan, perto das cidades chinesas de Xiamen e Quanzhou, na noite de terça-feira, quando foi abordado e confiscado por dois barcos de administração marítima da China, segundo a guarda costeira de Taiwan. 

Taiwan enviou seus próprios navios de guarda costeira para ajudar e emitir alertas pedindo que a China liberasse o barco de pesca, mas as embarcações chinesas responderam dizendo que eles não interferissem, afirmou a guarda costeira de Taiwan em comunicado. 

Os navios de Taiwan, então, recuaram para evitar um conflito e o barco de pesca taiwanês foi levado a um porto chinês, acrescentou. 

O gabinete de Assuntos de Taiwan chinês não respondeu às ligações buscando comentários fora do horário comercial. 

O policiamento marítimo e navios da guarda costeira da China têm operado regularmente em torno de Kinmen desde fevereiro, após dois pescadores chineses morrerem tentando fugir da guarda costeira de Taiwan.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade