Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tarifaço de Trump começa a entrar em vigor

Medida provocou terremoto em mercados mundo afora

5 abr 2025 - 10h08
(atualizado às 10h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Entraram em vigor neste sábado (5) as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra importações provenientes de quase todos os países do mundo.

    Inicialmente, será cobrada a alíquota base de 10%, mas, a partir do dia 9 de abril, passam a valer as taxas "recíprocas" de até 50%, que variam de acordo com o país.

    Em um primeiro momento, a Casa Branca divulgou que o teto seria imposto a Lesoto, na África, e Saint-Pierre e Miquelon, departamento ultramarino da França no Atlântico Norte, mas depois o governo americano revisou a tarifa contra o arquipélago para 10%.

    A maior parte dos países, como Arábia Saudita, Argentina, Brasil, Nova Zelândia e Reino Unido, permanecerá apenas com a tarifa base de 10%.

    Já a China arcará com uma alíquota de 34% e anunciou uma retaliação na mesma moeda contra as mercadorias americanas, enquanto Coreia do Sul, Japão, União Europeia e Israel, históricos aliados dos EUA, terão tarifas de 25%, 24%, 20% e 17%, respectivamente.

    O tarifaço provocou um terremoto em mercados acionários mundo afora, enquanto investidores temem os efeitos potencialmente recessivos da guerra comercial deflagrada por Trump.

    A medida prevê isenções das novas tarifas para uma série de produtos, como petróleo bruto e derivados, medicamentos, urânio, titânio e semicondutores. Já automóveis, aço e alumínio estão sujeitos à alíquota de 25% anunciada recentemente pelo presidente, independentemente do país de origem. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade