Tempestade tropical a caminho da China
Ventos de 90 km/h e ondas de 4 metros de altura ameaçam a região
Contribuição: Alana Araújo e Fabiene Casamento.
Na ultima segunda-feira, 22 de agosto, a depressão tropical que se localizava a leste do mar de Luzon se intensificou e se transformou em uma tempestade tropical chamada Ma-on.
Desde o inicio da madrugada de terça-feira (23), a tempestade tropical já causa estragos em todo o setor norte das Filipinas. Os ventos ultrapassam os 90 km/h, sendo ainda mais intensos sobre o oceano, o que provoca ondas de até 4 metros de altura.
São previstos acumulados acima de 100 mm em apenas 24h. O governo suspendeu as aulas das escolas públicas na Região Metropolita de Manila e providencia a evacuação de mais de 540 pessoas para abrigos. Alertas de inundações foram emitidos para as províncias de Zambales, Tarlac, Bataan e Pampanga.
Com o deslocamento do sistema pelo Pacifico Noroeste, ventanias de moderada a forte intensidade são previstas na ilha de Taiwan e posteriormente se desloca até a região de Hong Kong.
Foto: Imagem de Satélite da Tempestade Tropical Ma-on em 23 de agosto de 2022. Fonte: Noaa.
Na manhã de quarta-feira (24), o centro da Ma-On se aproxima das províncias de Guangdong e Fujian, com rajadas de vento que ultrapassam 120 km/h. No litoral, as ondas atingem mais de 6 metros de altura. No período da tarde, a tempestade tropical evolui para tufão de categoria 1 e entra no continente causando estragos e inundações. São esperados ventos de 150 km/h em Hong Kong, além de acumulados de chuva acima de 150 mm em Yangjiiang.
Nos próximos dias, o tufão se desloca a noroeste pelo continente chinês até que, na sexta-feira (26), volte a se caracterizar como tempestade tropical. No dia 27, sábado, os sistema perde intensidade e volta a ser uma depressão tropical.