Terremoto causa morte de nove pessoas na Turquia
Distrito de Baskule, no sudoeste do país foi o local atingido. Área faz fronteira com o Irã
Nove pessoas morreram no Distrito de Baskule, sudeste da Turquia, neste domingo, 23, após um terremoto de magnitude 5,7. O local atingido faz fronteira com o Irã, a oeste da cidade de Khoy.
De acordo com o Ministério de Saúde da Turquia, três dos mortos eram crianças e 21 pessoas ficaram feirdas, incluindo oito de forma crítica. O Ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, disse que cerca de 1.066 prédios desabaram com o tremor.
O Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC) afirmou que o terremoto, que ocorreu às 8:53 da manhã, horário local (05:53 GMT), e teve uma profundidade de 5 km (3,1 milhas).
Os efeitos do terremoto atingiram quatro vilarejos da província de Van. O ministério da educação relatou pequenos danos a várias escolas nos distritos rurais de Baskale, Saray e Gurpinar. Soylu disse que a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia começou o trabalho de resgate em aldeias, incluindo Ozpinar, cerca de 25 km ao sul do epicentro.
Imagens de TV turcas mostraram pessoas cavando com pás e mãos em prédios desabados, além de móveis e pertences espalhados pelas estradas rachadas. Alguns moradores estavam envoltos em cobertores na neve, do lado de fora das casas, com as paredes exteriores desmoronadas e fiação torcida.
Iran'da 5,9 siddetinki deprem Van'da da hissedildi ve sinira yakin köylerde ciddi hasar olustu. Hayatini kaybeden vatandaslarimiz var. Rabbim rahmet eylesin.
Hepimiz tehlikedeyiz acil önlemler almak gerekiyor.
Cografya kederimiz olmasin. #deprem
— Bilal Isgören (@Bilalisgoren) February 23, 2020
No mês passado, um terremoto no leste da Turquia matou mais de 30 pessoas. Até o momento não houve relatos de danos ou fatalidades na área da província no oeste do Azerbaijão, no Irã./AP, REUTERS.