Terremoto é registrado na Nova Zelândia e gera alerta de tsunami
Intensidade foi de 6,9 graus para USGS;agência local fala em 7,3
Um forte terremoto foi registrado na costa da Nova Zelândia e gerou um alerta de tsunami tanto pelo Pacific Tsunami Warning Center, do Havaí, como pela Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências do país.
O tremor foi registrado às 2h27 do dia 5 de março (10h27 do dia 4 pelo horário de Brasília). A agência neozelandesa informa que o tremor foi de 7,3 graus na escala Richter, mas o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) classificou o terremoto em 6,9 graus.
O epicentro ficou a 180 quilômetros ao noroeste da cidade de Gisborne, com uma profundidade de 10km.
Segundo a Agência de Gerenciamento, que faz parte da Defesa Civil, há o risco de alagamento em áreas que vão de Cape Runaway a Tolaga Bay, no norte do país, mas o alerta é de que há a possibilidade de tremores em todo o litoral da ilha. Por isso, não é recomendado que as pessoas se dirijam às praias ou à prática de atividades marítimas de lazer ou profissionais.
"A primeira onde não deve ser a maior. A atividade do tsunami continuará por várias horas e a ameaça deve ser considerada real até esse alerta ser cancelado", diz ainda o documento da Defesa Civil. .