Tiroteio mata ao menos 8 pessoas em escola do Texas, nos EUA
Trump lamentou o ataque; suspeito principal é um estudante
De 8 a 10 pessoas, a maioria estudantes, morreram nesta sexta-feira (18), em um tiroteio ocorrido em uma escola de Santa Fe, no Texas, Estados Unidos. O principal suspeito é um estudante que foi preso pela polícia local. As autoridades também informaram que um segundo suspeito está sob custódia e um policial está entre os feridos.
O incidente ocorreu pela manhã no complexo educacional Santa Fe Independent School District, que fica na State Highway 6. O campus atingido é o da Santa Fe High School e os tiros teriam sido disparados durante uma aula de artes, de acordo com testemunhas.
O alarme de incêndio do colégio disparou por volta das 7h45 locais e o estudantes abandonaram as salas de aula. Logo em seguida, os tiros começaram. Devido ao alarme, alguns estudantes chegaram a pensar que se tratava de um treinamento de emergência.
Logo que o tiroteio começou, a Santa Fe Independent School District publicou uma mensagem de aviso em seu site e redes sociais, anunciando que havia um tiroteio em curso e que a escola tinha sido fechada.
Em um outro post no Facebook, a direção da escola disse que "a situação ainda é ativa, mas foi contida". "Nesta manhã, um incidente ocorreu na High School envolvendo um atirador. A situação é ativa, mas foi contida. Há feridos. Detalhes serão divulgados mais tarde. As forças de ordem continuarão fazendo a segurança do prédio e os procedimentos de emergência para levar os estudantes para outros locais. Todos os outros campus estão operando de maneira regular.
No Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou o incidente e pediu que "Deus abençoe todos". Depois, o republicano prometeu fazer "todo o possível para evitar novos tiroteiros", definindo o episódio como "terrível".
A cidade de Santa Fé tem cerca de 13 mil habitantes e fica perto de Houston. Amanhã (19), seria a formatura dos alunos do último ano do colégio.