Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Transcrição mostra que enviada dos EUA à Ucrânia se sentiu ameaçada por comentário de Trump

4 nov 2019 - 17h53
Compartilhar
Exibir comentários

Dispensada do papel de embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, Marie Yovanovitch disse ao inquérito de impeachment do presidente Donald Trump que se sentiu ameaçada quando Trump a descreveu ao líder ucraniano como "má notícia", de acordo com a transcrição de seu depoimento, divulgada nesta segunda-feira.

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia Marie Yovanovitch chega para depor em audiência na Câmara dos Deputados em outubro
11/10/2019
REUTERS/Jonathan Ernst
Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia Marie Yovanovitch chega para depor em audiência na Câmara dos Deputados em outubro 11/10/2019 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

"Fiquei muito preocupada", disse ela no depoimento de 11 de outubro à Câmara dos Deputados controlada pelos democratas. "Ainda estou", acrescentou. Quando lhe perguntaram se ela se sentia ameaçada, Yovanovitch disse que sim, segundo a transcrição.

A investigação sobre o presidente republicano se concentra em uma conversa telefônica de 25 de julho na qual Trump pediu ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, para investigar seu rival político Joe Biden, ex-vice-presidente que disputa a indicação do Partido Democrata para enfrentá-lo na eleição de novembro de 2020.

Um sumário da conversa divulgado anteriormente pela Casa Branca mostrou que Trump disse a Zelenskiy que a embaixadora era "má notícia" e que iria "passar por algumas coisas". Trump negou qualquer irregularidade e sustentou que a conversa com Zelenskiy foi "perfeita", acusando democratas de visá-lo injustamente para reverter sua vitória de 2016.

Em seu depoimento, parte do qual já havia sido vazada à mídia, Yovanovitch também disse aos parlamentares que ficou "chocada" por Trump falar repetidamente no telefonema sobre ela ou qualquer embaixador daquela maneira a uma autoridade estrangeira.

A transcrição de uma entrevista com Michael McKinley, ex-conselheiro sênior do secretário de Estado, Mike Pompeo, também foi divulgada por comitês da Câmara nesta segunda-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade