Trump demite secretário de Estado Rex Tillerson
O presidente norte-americano, Donald Trump, demitiu nesta terça-feira (13) o secretário de Estado, Rex Tillerson. O cargo será assumido pelo diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Mike Pompeo, informou o jornal Washington Post.
"Mike Pompeo, diretor da CIA, se tornará nosso novo secretário de Estado. Ele fará um trabalho fantástico! Obrigado a Rex Tillerson por seu serviço!", escreveu o republicano em sua conta no Twitter.
Com a mudança, Gina Haspel se tornará a nova diretora da agência de Inteligência. Ela será a primeira mulher a assumir o cargo.
"Parabéns a todos!", acrescentou Trump. Ainda de acordo com a publicação norte-americana, o magnata havia pedido para Tillerson se afastar desde a última sexta-feira (9), obrigando-o a encurtar sua viagem à África.
Trump não apresentou justificativa, mas acredita-se que a mudança está relacionada com os preparativos que estão em andamento para o encontro entre o presidente dos EUA e o líder norte-coreano Kim Jong-un, explica o Washington Post.
A saída de Tillerson é a maior mudança realizada no governo Trump até agora. Desde dezembro de 2017, há rumores de que o secretário deixaria o cargo após tensões com Trump. Segundo a imprensa local, ele teria chamado o presidente de "imbecil".
O republicano, por sua vez, já havia feito várias críticas às iniciativas diplomáticas de Tillerson.