Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump pede à Suprema Corte que impeça Congresso de obter seus registros financeiros

15 nov 2019 - 18h53
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta sexta-feira à Suprema Corte dos EUA que bloqueie uma decisão de tribunal inferior que ordena uma empresa de contabilidade a entregar seus registros financeiros a um painel do Congresso liderado pelos democratas, estabelecendo um grande conflito entre ramificações do governo.

Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca
15/11/2019 REUTERS/Tom Brenner
Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca 15/11/2019 REUTERS/Tom Brenner
Foto: Reuters

Trump recorreu aos magistrados depois que a Corte de Apelações dos EUA para o Circuito do Distrito de Columbia decidiu na quarta-feira que não revisitaria sua decisão de outubro, apoiando a autoridade do Comitê de Supervisão da Câmara dos Deputados de intimar os registros da Mazars LLP, empresa de contabilidade de longa data de Trump.

Em um caso separado, Trump pediu na quinta-feira à Suprema Corte que revise uma decisão do tribunal de apelações federal de Nova York, segundo a qual os promotores locais podem aplicar uma intimação também emitida à Mazars exigindo declarações fiscais pessoais e corporativas de Trump de 2011 a 2018.

Os advogados do presidente republicano chamaram a intimação do Comitê de Supervisão à Mazars de ilegítima.

A decisão do tribunal inferior, se deixada intacta, deixaria os democratas da Câmara dos EUA mais perto de esclarecer o funcionamento dos interesses comerciais de Trump, num momento em que eles realizam um inquérito de impeachment contra ele, concentrando-se em suas negociações com a Ucrânia.

O caso representa um confronto importante na alta corte dos EUA sobre os poderes da Presidência versus os do Congresso.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade