Tubarão ataca biólogo em alto-mar durante pesquisa; assista
Greg Skomal tomou um susto quando o animal possivelmente o confundiu com uma presa
O biólogo marinho Greg Skomal tomou um susto enorme enquanto fazia sua pesquisa com tubarões em um santuário localizado no Oceano Atlântico, próximo à costa de Massachusetts, nos Estados Unidos. Um tubarão branco percebeu a movimentação do barco, pensou que se tratava de uma presa e pulou tentando pegar o cientista.
"Você viu isso? Você viu isso?", exclamou Skomal para o piloto do barco depois do tubarão tentar pegá-lo. "Apesar de abordagens como essa serem raras, o vídeo mostra que elas acontecem", escreveu o cientista na legenda do vídeo no YouTube. "Tubarões brancos são selvagens e imprevisíveis. Esse é um lembrete da importância de não ficar complacente e sempre alerta na água", continuou.
Ao jornal Boston Globe, o biólogo disse acreditar que o tubarão estivesse caçando. "Ele interpretou a minha imagem, reflexo ou sombra como uma presa em potencial e pulou em cima", disse. "Pode ter sido também uma reação de estresse agudo, o ato de pular e me atacar foi uma forma de se proteger antes de fugir do local", completou.
O trabalho de Skomal e sua equipe, que trabalham para uma agência do governo de Massachusetts, é pesquisar a evolução da população de tubarões no santuário em um período de cinco anos e avaliar se eles estão saindo da área para caçar, o que pode prejudicar o comércio de peixes local.
Assista ao vídeo.