Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tufão Yagi deixa dezenas de mortos no Vietnã e causa destruição

O fenômeno natural deixou milhares de residências sem energia elétrica, paralisou a atividade econômica em centros industriais, interrompeu redes de telecomunicações, inundou rodovias e derrubou milhares de árvores

9 set 2024 - 07h41
(atualizado às 08h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O tufão Yagi deixou dezenas de mortos e rastros de destruição no nordeste do Vietnã e já é considerada a tempestade mais poderosa da Ásia neste ano.

O tufão Yagi atinge a costa nordeste do Vietnã
O tufão Yagi atinge a costa nordeste do Vietnã
Foto: Reprodução/Facebook / Perfil Brasil

Apesar de ter perdido a força, autoridades locais alertaram sobre os riscos de novas inundações e deslizamentos de terra ao longo desta segunda-feira (9).

Tufão Yagi causa mortes no Vietnã

Ao menos 35 pessoas morreram e 24 estão desaparecidas, principalmente por causa de deslizamentos de terra e inundações provocados pelo tufão, informou a agência de gerenciamento de desastres do Vietnã.

O tufão atingiu a costa nordeste do Vietnã no último sábado (7), local de grandes operações de manufatura de empresas nacionais e estrangeiras, e foi rebaixado para depressão tropical no domingo pela agência meteorológica vietnamita.

Destruição

O fenômeno natural deixou milhares de residências sem energia elétrica, paralisou a atividade econômica em centros industriais, interrompeu redes de telecomunicações, inundou rodovias, derrubou uma ponte de médio porte e milhares de árvores.

Gerentes e trabalhadores de parques industriais e fábricas em Haiphong, quarta maior cidade do Vietnã, afirmaram estar sem eletricidade. Eles ainda estavam tentando salvar equipamentos da chuva em fábricas cujas chapas metálicas do telhado foram levadas pelo vento.

"Todos estão se esforçando para tornar os locais seguros e os estoques secos", disse Bruno Jaspaert, chefe das zonas industriais do DEEP C, que abrigam plantas de mais de 150 investidores em Haiphong e na província vizinha de Quang Ninh. As informações são do g1.

"Muitos danos", disse Hong Sun, presidente da associação empresarial sul-coreana no Vietnã, quando questionado sobre o impacto do tufão nas fábricas coreanas nas áreas costeiras. Uma ponte na província de Phu Tho desabou nesta segunda-feira (9), disseram autoridades.

Uma fábrica em Haiphong da empresa sul-coreana LG Electronics, a cerca de 120 km da capital Hanói, desabou.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade