Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turquia detém 11 pessoas por incêndio em hotel de estação de esqui que matou 79

22 jan 2025 - 11h34
(atualizado às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários

A Turquia deteve 11 pessoas como parte de uma investigação sobre um incêndio que matou 79 pessoas e feriu dezenas em um resort de esqui nas montanhas de Bolu, disse o ministro da Justiça, Yilmaz Tunc, nesta quarta-feira.

Um vice-prefeito da província de Bolu, no noroeste do país, o chefe do corpo de bombeiros do município, o proprietário e o gerente do hotel estavam entre os detidos, disse Tunc no X.

A quarta-feira foi marcada por diversos funerais das vítimas do incêndio de terça-feira, incluindo crianças. O incêndio forçou os hóspedes do hotel, em pânico, a pular das janelas no meio da noite.

"Nossos corações e almas estão sofrendo", disse o presidente Tayyip Erdogan em um funeral para oito vítimas da mesma família em Bolu, no oeste da Turquia.

"Eu oro por paciência para toda a família e nossa nação."

Os corpos de 45 vítimas foram entregues às suas famílias, e testes forenses de DNA estavam sendo realizados para identificar os outros, disse o governo.

Na terça-feira, o Ministro do Interior anunciou que 76 pessoas haviam morrido no incêndio, mas a promotoria de Bolu atualizou o número de mortos para 79 nesta quarta-feira, após a realização de testes forenses de DNA.

O incêndio ocorreu no Grand Kartal Hotel, na estação de esqui de Kartalkaya, um hotel de 12 andares que tinha 238 hóspedes registrados. O hotel foi consumido pelas chamas após o incêndio começar no andar do restaurante por volta das 3h30, horário local.

Sobreviventes disseram que não ouviram alarme de incêndio durante o incidente e hóspedes disseram que tiveram que caminhar por corredores cheios de fumaça na escuridão total.

O hotel prometeu total cooperação com a investigação e disse estar "profundamente triste com as perdas".

Em um funeral em Ancara, os caixões de uma família estavam enfileirados na mesquita central Ahmet Hamdi Akseki.

Os pais tinham ido a Kartalkaya com seus três filhos para esquiar durante as férias escolares, disse uma testemunha da Reuters presente no funeral.

Pelo menos 20 das vítimas do incêndio eram crianças, de acordo com a mídia local.

Erdogan declarou dia de luto nacional nesta quarta-feira diante da tragédia, que ocorreu durante o pico da temporada de turismo de inverno, com muitas famílias de Istambul e Ancara viajando para as montanhas de Bolu para esquiar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade