Ucrânia acusa Rússia de sequestrar mais um prefeito
Yevhen Matviiv é o segundo prefeito raptado, depois do de Melitopol, Ivan Fedorov, desde o início da invasão russa ao país
O prefeito da cidade de Dniprorudne, na região de Zaporizhzhia, sudeste da Ucrânia, foi sequestrado por forças armadas russas, revelou a imprensa local neste domingo (13).
Segundo o jornal Kyiv Independent, Yevhen Matviiv é o segundo prefeito raptado, depois do de Melitopol, Ivan Fedorov, desde o início da invasão russa ao país, em 24 de fevereiro.
"Os crimes de guerra estão se tornando sistêmicos ", afirmou o governador da região de Zaporizhzhia.
O ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, por sua vez, anunciou o sequestro do segundo prefeito ucraniano "democraticamente eleito" em menos de dois dias e afirmou que os militares russos "se voltam para o terror".
"Obtendo zero apoio local, os invasores se voltam para o terror.
Apelo a todos os estados e organizações internacionais para que parem o terror russo contra a Ucrânia e a democracia, escreveu Kuleba no Twitter.
Ontem, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, exigiu que a Rússia liberte imediatamente o prefeito de Meliotopol, Ivan Fedorov, que foi visto por câmeras da CCTV, a rede de TV chinesa, sendo levado por soldados russos para fora da prefeitura. Até o momento, não há notícias de seu paradeiro, e a Rússia não se pronunciou sobre o caso.