Ucrânia diz que comentário de Putin sobre zona de proteção é sinal claro de escalada iminente
Um autoridade de alto escalão da Ucrânia disse nesta segunda-feira que a ideia do presidente russo, Vladimir Putin, de criar uma zona de proteção dentro do território ucraniano é uma indicação clara de que Moscou planeja intensificar sua guerra na vizinha Ucrânia.
Putin levantou a possibilidade de criar uma zona de proteção durante um discurso depois de conquistar a reeleição no domingo, uma medida que o Kremlin disse que seria a única maneira de proteger a Rússia de ataques ucranianos.
"Isso é ... uma declaração direta e manifesta de que a guerra só vai escalar", disse o assessor presidencial Mykhailo Podolyak à Reuters em uma declaração por escrito.
"Tudo isso é uma evidência direta de que a Federação Russa não está pronta para viver em relações sociais e políticas modernas, levando em conta os direitos soberanos absolutos de outros países", afirmou ele.
Putin fez o comentário depois de ganhar um quinto mandato no Krmelin em uma eleição de três dias considerada uma farsa pelo Ocidente.
O líder do Kremlin não forneceu detalhes, mas declarou que a zona de proteção pode ter que ser grande o suficiente para impedir que o que ele disse serem armas de fabricação estrangeira atinjam o território russo.
A Ucrânia já afirmou anteriormente que só usa suas próprias armas para atingir o território russo. Alguns de seus principais aliados, como os Estados Unidos, forneceram armas com a condição de que não fossem usadas dentro da Rússia.
Na semana passada, Kiev intensificou seus ataques de drones de longo alcance contra refinarias de petróleo na Rússia, e grupos paramilitares também realizaram ataques transfronteiriços da Ucrânia para o oeste da Rússia.