Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ucrânia inicia evacuação de 200 mil pessoas em Donetsk

2 ago 2022 - 10h33
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A Ucrânia iniciou nesta terça-feira (2) a evacuação de mais de 200 mil pessoas residentes na província de Donetsk, que atualmente é o principal alvo da invasão promovida pela Rússia.

Prédio destruído por bombardeio russo em Chasiv Yar, na província de Donetsk
Prédio destruído por bombardeio russo em Chasiv Yar, na província de Donetsk
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Começou a evacuação obrigatória da região de Donetsk", disse a vice-premiê ucraniana, Iryna Vereshchuk, acrescentando que um primeiro trem já chegou em Kropyvnytsky, centro administrativo da província de Kirovohrad, no centro do país.

"Evacuamos mulheres, crianças e idosos, havia muitas pessoas com mobilidade reduzida. Todos foram acolhidos e ajudados", explicou a vice-premiê, que também exerce o cargo de ministra para Reintegração dos Territórios Temporariamente Ocupados.

De acordo com a agência Ukrinform, entre 200 mil e 220 mil moradores de Donetsk devem ser evacuados nos próximos dias. A retirada é "obrigatória", mas, segundo Kiev, não será forçada. Quem escolher permanecer terá de assinar um documento assumindo a responsabilidade pela decisão.

Assim como a vizinha Lugansk, Donetsk é palco de conflitos separatistas desde 2014 e compõe a região do Donbass, área do leste da Ucrânia que tem maioria étnica russa e cuja conquista é o principal objetivo declarado por Moscou.

As tropas russas e as milícias separatistas já tomaram quase 100% da província de Lugansk e agora tentam avançar em Donetsk. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade