Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ucranianos tentam impedir tropas russas em cidade de usina

Moradores da cidade de Energodar, ao sul da Ucrânia, tentaram impedir a entrada de tropas russas na região que abriga a maior usina nuclear

2 mar 2022 - 12h52
(atualizado às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Moradores de Energodar, ao sul da Ucrânia, tenta impedir entrada de tropa russa
Moradores de Energodar, ao sul da Ucrânia, tenta impedir entrada de tropa russa
Foto: EYEPRESS/Reuters Connect

Na manhã desta quarta-feira (2), moradores da cidade de Energodar, que fica ao sul da Ucrânia, tentaram impedir a entrada de tropas russas, bloqueando uma rodovia de acesso.

Vídeos divulgados em redes sociais mostram um grande número de pessoas e até caminhões de lixo sendo usados para bloquear a via, na região que abriga a usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior unidade energética da Europa.

Civis ucranianos tentam parar russos com barricadas humanas:

"Transmitimos a posição de nossa cidade e seus moradores de que a ZNPP [Central Nuclear de Zaporizhzhia] está sob proteção confiável, que seus trabalhadores e moradores de Enerhodar estão sob bandeiras ucranianas", publicou o prefeito de Enerhodar, Dmytro Orlov, no Facebook. "Todos os serviços municipais estão funcionando em modo emergencial. Ninguém vai entregar a cidade. As pessoas estão determinadas", afirmou.

Nesta terça (01), a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), entidade vinculada à ONU (Organização das Nações Unidas) já havia alertado para a chegada do exército russo na região, mas garantiu que os seis reatores da usina continuam seguros. As tropas russas "operam perto da central, mas não tomaram a mesma", afirmou a AIEA. 

Além de Zaporizhzhia, a Ucrânia tem ainda mais três centrais nucleares ativas, responsáveis por aproximadamente metade da eletricidade consumida pelo país, além de diversos depósitos de resíduos radioativos, como o de Chernobyl, onde ocorreu a pior catástrofe nuclear da história, em 1986. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade