PUBLICIDADE

Mundo

UE dá aval para 5ª parcela de fundo de recuperação à Itália

Governo Meloni já solicitou sexta parcela de financiamento

2 jul 2024 - 12h36
(atualizado às 14h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira (2) que fez uma avaliação positiva preliminar do pedido da Itália para liberar o pagamento da quinta parcela do fundo de recuperação da UE para o pós-pandemia, cerca de 11 bilhões de euros.

    A análise diz respeito às 53 metas vinculadas ao Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR), um programa que busca tornar a economia italiana mais verde e moderna com a ajuda de cerca de 194 bilhões de euros em subsídios e empréstimos da UE a juros baixos.

    O pagamento das parcelas depende do cumprimento dos objetivos relativos às reformas e aos próprios projetos do governo italiano.

    A gestão da premiê Giorgia Meloni teve que modificar significativamente o PNRR para atualizá-lo e evitar o perigo de o financiamento não chegar pela falta de conclusão dos projetos até o prazo de 2026.

    O quinto pedido de pagamento abrange etapas na entrega de 14 reformas e 22 investimentos em áreas como direito da concorrência, compras públicas, gestão de resíduos e água, justiça, estrutura de revisão de gastos e educação.

    A Comissão enviou sua avaliação preliminar positiva ao Comitê Econômico e Financeiro, que agora tem quatro semanas para emitir seu parecer e abrir caminho para o pagamento que levará o total já disponibilizado até agora para 113,5 bilhões de euros.

    Recentemente, a Itália se tornou o primeiro país da UE a solicitar sua sexta parcela de financiamento para seu PNRR do programa Next Generation da UE. Ao todo, o projeto italiano compreende 66 reformas e 150 investimentos, refletidos em 618 metas. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade