UE está preparada para inverno com estoques de gás em 90%, diz von der Leyen
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta sexta-feira (7) que houve um "grande apoio" entre os líderes em fazer uma compra conjunta de gás natural, como ocorreu durante a pandemia de Covid-19 na busca por vacinas, e que os países "estão muito preparados" para enfrentar os próximos meses de frio.
"Depois de sete meses do início da guerra [na Ucrânia], estamos muito preparados para o inverno. Os nossos estoques estão em 90% hoje, 15% a mais do que no mesmo período do ano passado", afirmou Von der Leyen.
Segundo a executiva, "agora é hora de discutir como limitar os picos dos preços da energia e a manipulação de Putin".
"A segunda coisa importante a discutir é a igualdade de condições, ou seja, que as empresas de todos os países tenham a mesma oportunidade de participar no mercado único, com equidade.
O terceiro ponto é o RePower, e como fortalecê-lo. Não haverá decisões hoje, sendo um Conselho informal, mas está em preparação do Conselho de Outubro".
A presidente da Comissão explicou ainda que o grupo "havia proposto um limite de gás em março, mas na época não era atraente. Mas agora a situação evoluiu e os estados-Membros agora querem discutir o limite de preço. encontrado". .